Backup Full Diário, sua melhor opção?

  If you are not a native Portuguese speaker, or prefer to read it in another language, please scroll down the page and you will find a translator at the very right side.   Existem diversas opções para que uma determinada empresa independente de seu porte tenha uma polícia de backup bem definida, de conhecimento de todos e que seja seguida…

Continue Reading

GITHUB – Alguns scripts novos para compartilhar.

A edição direta da seção de scripts do blog fica ruim e muito estática, por esse motivo, estou mudando todos os scripts de utilização diária (e acrescentando alguns) para meu github no endereço abaixo: http://github.com/edvaldocastro À medida que for desenvolvendo, adaptando e validando a utilização de novos scripts, adicioná-los-ei ao repositório: Useful_SQLServer_Scripts   Follow and Enjoy it,   Abraço,   Edvaldo…

Continue Reading

[SQL Server No Limite] – Instâncias por servidor

Em tempos de atividade mais frequentes aqui no blog, escrevi dois posts bem interessantes (de acordo com o feedback de quem leu) relacionados aos limites do SQL Server (sim, eles existem). [SQL Server No Limite] – Arquivos por banco de dados [SQL Server No Limite] – Bancos de dados por instância Já não estava pensando em escrever nada sobre o…

Continue Reading

[REDGATE] SQL Prompt, um parceiro da produtividade

Tenho participado desde 2012 do programa “Friends of RedGate“, de uma empresa (A RedGate) baseada no Reino Unido, especializada em criar excelentes ferramentas para administração e desenvolvimento com banco de dados, com uma grande variedade de ferramentas para o SQL Server. Vou fazer a partir desse post, alguns reviews de algumas das muitas ferramentas que eles desenvolveram para facilitar a…

Continue Reading

SQL Server 2016 – It just runs faster (Bob Ward)

Terça-feira, dia 10 de janeiro de 2017 Tivemos o grande prazer de organizar pelo PASS Chapter SQL Server DF, juntamente com ONG MTAC Brasil uma apresentação online que foi simplesmente fantástica. Um dos maiores e mais conhecidos nomes do mundo SQL Server, Bob Ward falou por uma hora e meia para um público de 40 pessoas sobre o tema: “SQL Server 2016,…

Continue Reading

AntiAffinityClassNames – Separacão automática de workloads críticos no mesmo cluster

Tradicionalmente diretores, presidentes e os “donos” do negócio querem (e estão muito certos nesse ponto) otimizar os investimentos realizados para terem garantia de disponibilidade, segurança, alta performance e outros, evitando que equipamentos fiquem ociosos ou subutilizados. Quando o investimento em questão é realizado em uma solução para alta disponibilidade do SQL Server, uma das opções é a utilização do Windows…

Continue Reading

[AlwaysOn AG] Configurando o AlwaysOn AG com múltiplas instâncias

É muito comum entre membros da comunidade técnica a ocorrência de discussões técnicas e troca de informações e conhecimentos, basicamente este é o real propósito de uma comunidade, trocar experiências, conhecimento e informações. Estávamos Fabrício Lima (Site | Twitter) e Eu (Site | Twitter) em uma discussão muito interessante sobre o AlwaysOn Availability Groups (AG), discutindo algumas possibilidades e limitações…

Continue Reading

[FREE SCRIPT] – SP_BACKUP – Gerencie suas rotinas de modo simples, fácil e objetivo.

É fato que toda empresa, independente de seu porte, gera e armazena muitos dados e informações. Infelizmente também é fato que muitas não se preocupam em criar cópias de segurança e garantir a recuperabilidade destas informações. Como é consenso entre muitos profissionais, empresários e população em geral, a informação é um dos bens mais preciosos de uma empresa (e é…

Continue Reading

[XE SQL 2016] – Track Backup e Restore – Parte 2

Tracking BACKUP operation   No blog post anterior, falei um pouco sobre o conceito que envolve este novo XE bem como os traceflags que tínhamos disponíveis até então, e uma das formas para se mapear as atividades realizadas durante um procedimento de BACKUP ou RESTORE. Dando continuidade, neste neste post será feito um teste do mesmo XE, porém para uma operação de RESTORE.…

Continue Reading

[XE SQL 2016] – Track Backup e Restore – Parte 1

Tracking RESTORE operation O SQL Server 2016 já vem dando as caras desde que foi anunciado o primeiro CTP (Community Technical Preview). O Program Manager Ajay Jagannathan publicou no blog do oficial do time de engenheiros do SQL Server, uma novidade muito interessante para visualização detalhada de cada passo do que a engine do SQL Server faz durante a execução…

Continue Reading

[Troubleshooting] The wrong diskette is in the drive. Insert (Volume Serial Number: ) into drive.

SQL Server has encountered the following error: The wrong diskette is in the drive. Insert (Volume Serial Number: ) into drive. (Exception from HRESULT: 0X80070022). O ambiente Sistema Operacional: Windows Server 2008 R2 Datacenter – Service Pack 1 SGBD: SQL Server 2008 R2 Service Enterprise Edition – Service Pack 3 Feature: Windows Server Failover Clustering Nodes: 3 Roles (Cluster Groups,…

Continue Reading

[HADR] – Windows Server Failover Clustering – Overview para DBAs

Fonte: http://blogs.msdn.com/b/clustering/archive/2012/05/01/10299698.aspx “HA” Alta Disponibilidade Aplicações críticas (ou não) geralmente necessitam estar disponíveis para os usuários o máximo de tempo em que estes necessitarem utilizar tais aplicações. O termo “HA” do inglês High Availability ou traduzido em “Alta Disponibilidade” referencia-se à demanda por tal disponibilidade e às soluções oferecidas para suprir esta necessidade. A tabela abaixo representa a estimativa do…

Continue Reading

AlwaysOn FCI VS AlwaysOn AG – Relações: Custo X Benefício X Necessidade

  O assunto começa prometendo ser extenso, interessante e com uma pitada de polêmica… Prossigamos então com as definições: (Segundo Edvaldo Castro) WSFC Windows Server Failover Cluster: É o serviço do Windows Server que suporta e coordena os recursos de um Cluster de Failover, construído para prover disponibilidade para uma ou mais aplicações e/ou serviços.   AlwaysOn FCI AlwaysOn Failover…

Continue Reading

Controle Automático dos VLFs (Virtual Log Files)

———————————————————————————- Atualização (09/01/2014 ): No mesmo dia (06/01/2014) em que publiquei este post, o Paul Randal (Twitter | Blog) publicou um post (Important change to VLF creation algorithm in SQL Server 2014), que consiste em uma importante mudança na fórmula de criação de novos VLFs. For SQL Server 2014, the algorithm is now: Is the growth size less than 1/8…

Continue Reading

[Troubleshooting] – Erro ao habilitar .Net Framework 3.5 no Windows Server 2012 R2

Demanda: Um dos clientes da Sr. Nimbus, solicitou a instalação de um cluster Windows Server 2012 R2 com SQL Server 2014. Um dos requisitos do SQL Server 2012 / 2014 é a habilitação do “.Net Framework 3.5” que pode ser realizado tanto pela interface gráfica quanto via linha de comando, utilizando por exemplo o “Dism.exe“ Para habilitar o .Net Framework 3.5 via linha…

Continue Reading

[SQL Server Backup Internals] – Backup Full

Introdução: d No SQL Server existem diversos tipos de backups que possuem finalidades e possibilidades diferentes entre si. Os principais são “Backup Full”, “Backup Diferencial” e “Transaction Log Backup”. Neste artigo, será tratado basicamente e detalhadamente o funcionamento do “Backup Full”, para fins de conhecimento das operações que a engine do SQL Server  executa durante todo o tempo de execução…

Continue Reading

Codificando Live – HA x DR

Post rápido para divulgação de um bate papo ao vivo com o pessoal do Codificando.net. Nesta apresentação SEM SLIDES, vamos discutir um pouco sobre as características de cada um destes conceitos, bem como o que faz com que as pessoas os confundam… Segue dados para acompanhar: [youtube https://www.youtube.com/watch?v=nUVbBdZcpyA?feature=player_detailpage&w=640&h=360] Data: 26/05/14 Hora: 17:30 Info: http://www.codificando.net   Abraços,   Edvaldo Castro  …

Continue Reading

SQL Server 2014 – New Feature – Delayed Transaction Durability

      Uma das principais características de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) é a capacidade de manter e garantir os princípios do ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade). O escopo deste artigo é tratar basicamente da última das propriedades de bancos de dados relacionais que é a Durabilidade.     De acordo com a enciplopédia livre WikiPédia, Durabilidade define-se: “Os…

Continue Reading

READ COMMITTED SNAPSHOT ISOLATION – Aprecie com moderação

“Não existe almoço grátis”… “Muito cuidado com as armadilhas do RCSI”… O início proposital deste post é para demonstrar alguns dos benefícios e também os pontos de atenção com a possibilidade da alteração do comportamento padrão de uma base de dados no SQL Server, quando se trata de concorrência e isolamento das transações. Por padrão, o SQL Server tem um…

Continue Reading

SQL Server – Server Side Trace – Operação

Após uma breve postagem sobre a criação de um Server Side Trace, ou simplesmente SQL Trace, como também pode ser encontrado em outros blogs e até mesmo na documentação oficial do SQL Server, também faz-se necessário explicar um pouco sobre a operação com este tipo de trace, visto que sem o auxílio do SQL Server Profiler, quais atividades de início,…

Continue Reading

SQL Server – Server Side Trace

Eventualmente surgem demandas ou incidentes que exigem uma verificação mais apurada do ambiente do que está acontecendo em um determinado momento em sua instância SQL Server. O SQL Server Profiler é uma excelente opção para monitorar seu ambiente e capturar diversos tipos de eventos dentro de sua instância ou base. Um pequeno porém é que esta ferramenta em seu modo…

Continue Reading

DBA por acidente X Command Line

“DBA por acidente” Começo o texto de hoje falando um pouco deste que é um termo muito comum em rodas de conversas de DBAs e profissionais que se dedicam a fazer bem feito e com excelência aquilo que se propõe a fazer, neste caso mais especificamente falando, ser um DBA cada vez melhor… Abro aqui um parêntese para indicação de…

Continue Reading

Recovery Model – Trate-o com carinho

Continuando a linha de posts sobre Backup e já partindo para um intermédio entre Segurança dos dados e Disponibilidade, o foco da vez é o famoso Recovery Model, ou simplesmente Modelo de Recuperação. Venho escrevendo sobre backup ultimamente pois tenho ciência que é um dos pontos fortes e de mais necessidades no que se refere à Administração de banco de…

Continue Reading

Restore – A fase crítica do processo

No dia 11/02 publiquei um artigo falando dos tipos mais básicos de backup no SQL Server. Dando continuidade tentarei abordar neste post um pouco sobre o processo de restore, especificamente dos tipos de backup (Full, Differential e Transaction Log) discutidos no post anterior. Existe um cara super pessimista, ou excessivamente realista chamado Edward Murphy, que criou diversas leis, dentre as quais separei…

Continue Reading